O ano de 2020 foi muito conturbado para organizações de todos os setores. Mas, como resultado de todo o caos causado por uma pandemia, também houve saltos na inovação. Levando isso em consideração, o que podemos esperar das tendências de TI para 2021?
A necessidade de distanciamento social fez com que muitas empresas tivessem que migrar para o trabalho remoto e reinventar suas operações. Como consequência disso, empresas em todo o mundo estão acelerando suas iniciativas de transformação digital para se adaptar à nova realidade do mercado.
Como não poderia deixar de ser, esse movimento de transformação digital está em constante evolução. As apresentações e reuniões promovidas pela equipe da Idealogic já vêm antecipando e contextualizando essas tendências. E são diversas as tendências de TI para 2021 que exigem a atenção de gestores e profissionais da área.
Confira logo a seguir quais são as principais tendências de TI para 2021!
Muito antes de imaginarmos que poderia existir uma pandemia global em 2020, a nuvem já havia estabelecido seu valor para muitas empresas. Trata-se de uma tecnologia que proporciona maior agilidade, escalabilidade e eficiência de custos em todos os setores.
Porém, é inegável que a nuvem ganhou destaque em 2020 por ajudar as empresas na adaptação às mudanças repentinas causadas pelo COVID-19. E esse foi o estopim que selou o lugar da nuvem como uma peça essencial da tecnologia corporativa.
Em 2021, as empresas devem se concentrar em gerenciar melhor os seus custos e buscarão unificar seus diferentes ambientes de nuvem. Por outro lado, os provedores de nuvem devem aprimorar seus serviços – aumentando a segurança, conformidade e privacidade. A Idealogic conseguiu migrar todos seus clientes para soluções na nuvem, reduzindo os tradicionais problemas de servidor local, sem contar os benefícios da mobilidade.
Além disso, a nuvem também exerce um papel fundamental na execução de tecnologias novas e emergentes – como inteligência artificial (IA), machine learning (ML), blockchain e computação de borda. Ou seja, a nuvem é uma peça essencial na jornada de transformação digital. Os estudos recentes do Idealab – programa de inovação da Idealogic – e a parceria com profissionais especializados em IA, enriquecem o portfólio de soluções da empresa.
Outra das tendências de TI para 2021 é o aumento da preocupação com a segurança. Isso acontece principalmente por causa do aumento de funcionários remotos e reuniões virtuais – o que também aumenta a circulação de informações sensíveis. Para isso, a equipe da Idealogic está recebendo capacitações e mentorias para formação de profissionais especializados em infraestrutura, segurança e desenvolvimento de software, o que chamam de DevSecOps.
Baseado nisso, as empresas devem gastar mais em soluções de segurança baseadas em nuvem e segurança de dispositivos móveis em 2021.Além disso, também devem ser adotados mais programas de conscientização de segurança interna.
Os avanços na tecnologia de IA (Inteligência Artificial) giram em torno da capacidade crescente das máquinas e aplicativos de realizar tarefas que antes eram consideradas características da inteligência humana. Algumas ações humanas que as máquinas estão cada vez mais aptas a realizar incluem o reconhecimento de imagens, fala e padrões de comportamento, e a capacidade de tomar decisões.
E essa tecnologia está, cada vez mais, ao alcance de empresas de todos os portes e setores. Isso inclui uma capacidade aprimorada de agendar tarefas e serviços, monitorar e realizar processos automaticamente e melhorar a eficiência energética.
Além disso, à medida que mais atividades humanas – como compras, consultas médicas e trabalho virtual – ocorrem online, as ferramentas analíticas de IA se tornarão mais sofisticadas e acessíveis para atender à demanda.
O investimento em soluções automatizadas é outra tendência que vinha crescendo nos últimos anos e foi alavancada pela pandemia em 2020. Por isso, uma das tendências de TI para 2021 é que mais empresas invistam em ferramentas para automatizar tarefas rotineiras, repetitivas e previsíveis – obtendo vantagens no mercado.
Considerando que estamos falando de uma tecnologia capaz de aumentar a eficiência operacional e beneficiar as organizações de ponta a ponta, a automação deve se tornar uma tecnologia cada vez mais essencial.
O termo “as-a-Service” (aaS) pode ser traduzido como “como um serviço” e refere-se às aplicações diretamente em nuvem sem a necessidade de uma infraestrutura física. Muitas empresas já adotam infraestrutura como serviço (IaaS), software como serviço (SaaS) ou plataforma como serviço (PaaS). Internamente, tivemos vários cases de sucesso, depois de migrar serviços desenvolvidos e mantidos pela nossa equipe, para serviços externos. Satisfação imediata e retorno garantido.
E uma das tendências de TI para 2021 é a expansão e melhoria das tecnologias “as-a-Service”. Com serviços baseados em nuvem de grandes corporações (como Google, Apple e Amazon), além de muitas novas opções de empresas menores, as empresas podem usar tecnologia sofisticada em uma variedade de áreas sem investir pesadamente em pessoas ou equipamentos especializados.
Microsserviços é uma abordagem para o desenvolvimento de software que consiste em construir aplicações formadas por partes menores que funcionam juntas. Estes serviços se comunicam entre si usando APIs e promovem grande agilidade em times de desenvolvimento.
A próxima geração de desenvolvimento em JAVA, produzido na Idealogic, estará totalmente baseado nestes conceitos, pois geram produtividade, reuso e melhor aproveitamento dos serviços.
Com microsserviços, as organizações podem se adaptar rapidamente às mudanças nas solicitações e demandas dos clientes, bem como oferecer serviços que criam uma vantagem competitiva. De acordo com o Gartner, 65% dos CIOs de serviços financeiros planejam aumentar os gastos com tecnologias de infraestrutura, como microsserviços, APIs e nuvem em 2021.
De acordo com a Forbes, 52% dos executivos relatam que ter um esforço de análise de dados corporativos bem desenvolvido e projetado permite oferecer uma experiência superior ao cliente. É justamente por isso que as organizações estão investindo em análise de dados para transformar as experiências dos clientes – e essa deve ser uma tendência crescente em 2021 e nos próximos anos.
Você já conhecia essas tendências de TI para 2021? A Idealogic está acompanhando este movimento de transformação digital e tem como objetivo causar verdadeiras transformações no ecossistema em que está inserida. Visite nosso site e conheça melhor o nosso trabalho!