O setor de tecnologia já vinha em uma crescente antes de 2020. Devido à pandemia, no entanto, a importância do setor de tecnologia aumentou enormemente. Levando isso em consideração, o que podemos esperar do mercado de trabalho de TI em 2021?
O setor de tecnologia vem de um forte ano de 2020, impulsionado por pessoas que buscam mais soluções online para seu trabalho e vida doméstica. E esse movimento de transformação digital deve seguir em 2021 – com a adoção de novas tecnologias, softwares, plataformas, sistemas, automações e máquinas.
Para que tudo isso seja colocado em prática, os profissionais de TI são mais importantes do que nunca. Confira a seguir o que esperar do mercado de trabalho de TI em 2021!
Espera-se que ocorra uma explosão pós-pandêmica de interesse por inovação tecnológica. Portanto, os desafios da área para 2021 incluem uma alta demanda de contratação por profissionais preparados para encarar esses desafios.
Segundo um relatório da Microsoft elaborado em 2020, o número total de empregos “voltados para a tecnologia” deve aumentar de 41 milhões em 2020 para 190 milhões em 2025. Ou seja, o mercado de trabalho de TI possui muitas oportunidades para os profissionais – e isso é embalado por duas fortes tendências: a aceleração da adoção da tecnologia e a digitalização de setores tradicionalmente de baixa tecnologia.
A pandemia teve muitos impactos, mas um dos efeitos mais amplos foi uma aceleração da adoção de tecnologia no trabalho e em casa. Essa aceleração da adoção foi, obviamente, impulsionada pelas necessidades das pessoas ficarem em casa e trabalhar virtualmente.
O impulso para se tornar digital tem sido imenso em setores tradicionalmente de baixa tecnologia. O setor público, por exemplo, manteve a papelada física e as interações pessoais em um grau maior do que o setor privado. Agora, no entanto, estamos vendo um impulso global para digitalizar registros governamentais e colocar fluxos de trabalho online. Algumas funções, como inspeções alimentares ou ambientais, nunca serão totalmente digitais, mas muitos dos aspectos mais mundanos do setor público – como renovações, certificações e documentação – estão sendo movidos online.
Considerando o contexto do setor, o que devemos esperar do mercado de TI em 2021? Aqui estão alguns pontos-chave para acompanhar:
Com a alta demanda que surge com a transformação digital, as empresas precisam de profissionais que realmente consigam fazer essa transformação acontecer. Por isso, a busca está maior para profissionais mais experientes que conseguem entregar resultados imediatos.
Entre os cargos que estão em alta em 2021 estão:
Além de vermos cargos em destaque, também podemos destacar setores que estão investindo mais em tecnologia – e, como consequência, contratando mais profissionais:
Algumas empresas já deram passos no sentido de trabalhar remotamente de forma permanente. Portanto, uma das tendências do mercado de trabalho de TI em 2021 (e nos anos seguintes) deve ser o home office de forma definitiva – com equipes que reúnem profissionais de diversos estados ou países.
A indústria de tecnologia parece estar em um fluxo constante, mas este ano o ritmo das mudanças foi significativamente mais rápido e seguiu uma trajetória que ninguém previa no início do ano. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é não nos apegar muito aos nossos planos para o futuro.
É sempre bom que os profissionais de TI continuem aprendendo e aprimorando suas habilidades, mas como fazer os investimentos certos em sua carreira se não sabe o que o futuro reserva? Segundo líderes e especialistas de TI, as habilidades que provavelmente terão alta demanda em 2021 são:
Você já sabia o que esperar do mercado de trabalho de TI em 2021? Quais são os seus objetivos profissionais neste ano? Deixe o seu comentário!