O desenvolvedor back-end está em alta demanda no mercado, e existem algumas habilidades essenciais que um profissional de ponta deve desenvolver. Com um pouco de esforço e treinamento, você poderá usar sua curiosidade natural para construir uma carreira gratificante.
Enquanto os desenvolvedores de front-end gerenciam as partes visíveis de um site – como o design ou a funcionalidade de sua exibição – os programadores de back-end dedicam seu tempo a projetar, construir e alterar os aspectos de um aplicativo de software ou sistema de informação que um usuário típico nunca vê.
Quando um usuário faz uma solicitação ao sistema por meio de uma estrutura de front-end (ou seja, do lado do consumidor), é responsabilidade do desenvolvedor de back-end garantir que um programa possa fornecer quaisquer dados ou informações solicitados. Além disso, eles também mantêm bancos de dados básicos, gerenciam interfaces de programas de aplicativos (APIs), bem como testam e depuram processos de back-end para garantir que um programa funcione sem problemas e com eficácia o tempo todo.
Como você pode imaginar, com a crescente dependência social e econômica dos canais digitais, as empresas precisam mais do que nunca de desenvolvedores talentosos. Mas quais são as principais habilidades que um desenvolvedor back-end precisa desenvolver? Confira logo a seguir!
Antes de falarmos sobre as skills dos melhores desenvolvedores, é importante compreendermos quais são as funções e responsabilidades de um desenvolvedor back-end, certo? Veja quais são elas:
A tecnologia avança a cada dia. Muitas inovações estão sendo feitas e a adaptação às técnicas modernas é fundamental. Um bom desenvolvedor back-end está ciente de todas as novas tendências e invenções em seu domínio. Ele deseja aprender e se alinhar com todos os avanços que vêm em sua direção.
Veja quais são as principais habilidades e conhecimentos de um bom desenvolvedor back-end:
1. Conhecimento profundo de pelo menos uma linguagem e estrutura de programação de back-end
2. Conhecimento em tecnologias de front-end – como HTML, CSS e JavaScript – para poder se comunicar com a equipe de front-end
3. Capacidade de gerenciar um ambiente de hospedagem junto com a administração do banco de dados
4. Capacidade de dimensionar aplicativos para lidar com as alterações de carga
5. Conhecimentos de acessibilidade e conformidade de segurança
6. Experiência com sistema de controle de versão, como o Git
Para ir além, os melhores devs também podem desenvolver as seguintes habilidades:
7. Capacidade de organização, gerenciamento de tempo, planejamento e priorização de tarefas
8. Conhecimento de desenvolvimento web móvel ou desenvolvimento de aplicativos em nuvem
9. Proficiente no uso de ferramentas de controle de versão / gerenciamento de código-fonte
10. Conhecimento de plataformas CMS e CRM (Salesforce & Adobe AEM)
11. Excelentes habilidades de comunicação, tanto verbal quanto escrita
12. Experiência em escrever documentos de teste de unidade reutilizáveis
13. Habilidade em ajuste de desempenho, análise de plano de consulta / explicação, indexação, particionamento de tabela
14. Conhecimento de tecnologias de banco de dados – RDBMS ou NoSQL
A maioria dos desenvolvedores back-end tem pelo menos algum treinamento formal e muitos têm formação em ciência da computação ou matemática avançada. Em comparação com os desenvolvedores front-end, os desenvolvedores back-end podem ter que fazer mais abstração – como mineração de dados, escrever algoritmos abstratos e assim por diante.
Embora os requisitos variem entre os trabalhos, um desenvolvedor back-end precisa ter uma familiaridade passageira uma ou mais linguagens técnicas e programas. Essas habilidades essenciais do desenvolvedor back-end incluem, mas não estão limitadas a: Python, Java, SQL, NoSQL e Git.
Existem inúmeros caminhos que um desenvolvedor pode seguir para aprimorar seu conjunto de habilidades. Como mencionado acima, um diploma universitário é uma opção comum. No entanto, precisamos considerar que a prática e a experiência são grandes aliadas do desenvolvedor back-end.
Você busca crescer na carreira como desenvolvedor back-end? Então venha fazer parte da equipe da Idealogic. Juntos podemos chegar ainda mais longe!